ESCOLA
TURMA:2 ° e 3° ANO
SONDAGEM / 1ª SEMANA DE AULA
OBJETIVO - Conhecer em que nível estão os alunos.
PAUTA DO DIA
- Oração
- Músicas , dinâmicas( a sua escolha )
- Leitura compartilhada ( escolha de uma história , para vc ler aos alunos)
- Escrita do alfabeto e pintar as letras do nome
- Ilustrar a sala de aula e os objetos colocando seus respectivos nomes
- Escrita dos números
- Confeccionar a carteira de identidade
ATIVIDADES
- Escreva o alfabeto maiúsculo e minúsculo
- Pinte as letras que formam o seu nome
- Escreva quantas letras tem o alfabeto .
- Qual é a primeira letra do alfabeto?
- E qual é a décima letra do alfabeto?
- Qual é a última letra do nosso alfabeto?
- Desenhe sua sala de aula e os objetos que ela tem:
- Escreva o nome dos números :
3____________________________
11___________________________
15___________________________
4____________________________
9____________________________
- Complete a sua identidade
SUGESTÃO DE DINÂMICA
1) ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
2) DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
3) O LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.
FONTE: http://ajudandoprofessoras.blogspot.com/2009/02/sugestoes-de-dinamicas-para-o-1o-dia-de.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário